Alunos da UFABC visitam Foz do Iguaçu

Visita a Foz do Iguaçu

Onde
Visita Técnica a Foz do Iguaçu

Quando
20 A 22 DE NOVEMBRO DE 2014

Entre os dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2014, o IEEE PES UFABC organizou uma visita técnica a Usina Hidrelétrica de Itaipu, ao PTI – Parque Tecnológico de Itaipu e à subestação de Furnas.

Quem participou

Foram um total de 45 pessoas, entre alunos da graduação e dos programas de mestrado da Universidade Federal do ABC (UFABC).

A Visita

Durante a visita a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu no estado do Paraná, entre a fronteira Brasil-Paraguai, o IEEE PES UFABC conjuntamente com todos os alunos puderam conhecer as instalações da segunda maior usina em capacidade de geração do mundo.

Acompanhados de guias especializados, os discentes tiveram acesso à casa de força, a parte externa e interna da barragem, ao centro operacional da usina e ao centro de despacho de carga.

Itaipu - Centro de Controle

No dia 21 de Novembro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a subestação de Furnas, responsável por escoar parte da energia produzida pela Usina de Itaipu ao Brasil.

Durante a visita técnica, após uma breve palestra de recepção e ambientação, o grupo percorreu as instalações tanto da subestação elevadora como da conversora, conhecendo os principais equipamentos de ambas as subestações, a linha de transmissão, bem como suas principais características operativas.

No mesmo dia, o IEEE PES UFABC acompanhado dos alunos, conheceram as instalações do Parque Tecnológico de Itaipu, localizado dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Durante a visita, o grupo conheceu alguns dos laboratórios de pesquisa, projetos em desenvolvimento e as instalações do Parque Tecnológico.

Fan page do IEEE UFABC

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é um local onde a criação e a disseminação do conhecimento são os destaques. Criado em 2003 pela Itaipu Binacional, o PTI se consolida como um polo científico e tecnológico no Brasil e no Paraguai.

Além das visitas técnicas, os alunos puderam compartilhar momentos de lazer, conhecendo a Ciudad Del Este, no Paraguai e Puerto Iguazu, na Argentina, além de poderem desfrutar de um bom jantar com muita pizza e boas risadas.

E, para finalizar o ciclo de visitas, todos os participantes conheceram as Cataratas do Iguaçu, no dia 22 de Novembro, em um sábado ensolarado.

Gostou dessa nossa atividade? Venha fazer parte de futuras experiências com o IEE PES UFABC. Torne-se um Membro IEE PES UFABC e venha conhecer/participar de nossos projetos!

The following two tabs change content below.

IEEE UFABC

O Ramo Estudantil IEEE UFABC é uma organização sem fins lucrativos, composta de membros voluntários do IEEE que são estudantes da Universidade Federal do ABC. Nossa missão é complementar a formação acadêmica, promovendo o desenvolvimento tecnológico e social.

Últimos posts do IEEE UFABC (veja todos)

Posts relacionados
Membresia

Comentários