Madrugada Subterrânea no Metro SP

Metrô de São Paulo_14

O IEEE UFABC te leva ao Metrô de São Paulo!

Primeiramente, será apresentado o filme institucional sobre a instituição e o seu papel no contexto urbano.

Após isso, o roteiro contempla as rotinas de manutenção de via.

A manutenção do Metrô de São Paulo é certificada pela ISO 9001 e trabalha 24h por dia, 7 dias por semana.

Esse setor realizada a manutenção preventiva e corretiva, trabalhando com uma periodicidade para manutenção de cada componente de acordo parâmetros de desempenho, os quais são monitorados por técnicos e engenheiros que definem as estratégias de acordo com projeto original.

O setor está abaixo da Engenharia de Manutenção, que é a responsável por procedimentos técnicos, estudos para desenvolvimento de novos equipamentos ou correção de equipamentos já existentes, corrigindo eventuais desvios de desempenho.

Dentre as atividades observadas nessa visita técnica estão as inspeções, substituição de trilhos, correções topográficas, reaperto de fixações, solda de trilhos, reperfilamento e inspeção ultrassônica de trilhos, substituição de componentes danificados (isoladores, fixações, dormentes, lâmpadas, etc.) e limpeza e lavagem de via.

Durante a visita, será apresentado o veículo com ultrassom que procura os sinais da fadiga que as rodas do trem causam nos trilhos.

Essas rachaduras possuem a espessura de um fio de cabelo e podem causar descarrilhamento, causando um grave acidente.

Sensores são escondidos dentro das rodas do equipamento e, quando ele encontra algum defeito, alerta o centro de controle para que envie uma equipe de solda.

O equipamento montado sobre o caminhão, emite ondas ultrassônicas que, por não serem propagadas pelo ar, usam água entre a roda e o trilho como meio condutor.

Nesse contexto, essa água espirrada funciona como o gel que uma mulher grávida usa durante o ultrassom.

Os sensores ficam dentro dessas rodas e eles detectam quaisquer sinais de fadiga, mostrando gráficos em sua sala de controle e indicando o local exato onde a falha apareceu.

Quer conhecer tudo isso?

Data e horário da visita:

A saída será no dia 23/01/14 às 18h45 no Campus Santo André.

A previsão de retorno à UFABC é às 06h00.

Inscrições:

  • 1ª Fase (Preenchimento do Formulário de Inscrição)
    • 04/01/2014 às 13h00 até o dia 06/01/2014 às 23h00
  • 2ª Fase (recebimento da taxa de inscrição):
    • 07/01/2014 das 14h00 as 18h00
    • 08/01/2014 das 18h00 as 21h00

Investimento*:

  • Membros do IEEE: R$ 15,00
  • Não membros do IEEE: R$ 25,00

* Algumas atividades são realizadas sem custo para o IEEE UFABC, havendo, portanto, a possibilidade de serem realizadas sem custo para os interessados que procurarem diretamente a instituição. As taxas cobradas pelo IEEE UFABC são usadas única e exclusivamente para cobrir despesas relacionadas a projetos técnicos e a manutenção da instituição. Para maiores detalhes, nas próximas semanas serão publicados um infográfico com o fluxo da verba arrecadada e o balanço financeiro.

Formulário de Inscrição

Fotos da manutenção do Metrô de São Paulo:

Créditos das imagens: Folha de São Paulo

The following two tabs change content below.

IEEE UFABC

O Ramo Estudantil IEEE UFABC é uma organização sem fins lucrativos, composta de membros voluntários do IEEE que são estudantes da Universidade Federal do ABC. Nossa missão é complementar a formação acadêmica, promovendo o desenvolvimento tecnológico e social.

Últimos posts do IEEE UFABC (veja todos)

Posts relacionados
Membresia

Comentários