Palestra: Perspectivas da Engenharia Biomédica no estudo do controle do movimento humano

Estudo do movimento humano

A Palestra

O objetivo dessa palestra é familiarizar a audiência com os elementos fundamentais do sistema neuromusculoesquelético responsável por uma parte das tarefas motoras executadas por seres humanos.

O foco principal será no sistema responsável pelo controle do torque gerado na articulação do tornozelo, que é uma importante articulação tanto para a manutenção da postura ereta quanto para a locomoção humana.

Em seguida, será mostrado diferentes formas de se modelar matematicamente o sistema motor humano.

Nesta parte, será mostrado um recente modelo multi-escala e biologicamente plausível do sistema neuromusculoesquelético que tem sido utilizado para se estudar os mecanismos de diferentes tarefas motoras por meio de simulações computacionais.

Por fim, será mostrado como algumas ferramentas de processamento de sinais têm sido utilizadas para se estudar experimentalmente o controle de tarefas motoras que requerem a ação da articulação do tornozelo.

Pretende-se com esta palestra fornecer uma visão dos potenciais campos de atuação do Engenheiro Biomédico no entendimento do funcionamento do sistema neuromuscular humano e as possíveis aplicações no desenvolvimento e/ou aprimoramento de tecnologias aplicadas à reabilitação neuromotora.

Para maiores detalhes, clique aqui.

Quando

07 de agosto, quinta-feira, das 18h00 às 19h00

Onde

Auditório 111-0, Bloco A, UFABC Campus Santo André

Palestrante

Leonardo A. Elias é pesquisador recém-doutor (pós-doutorando) no Laboratório de Engenharia Biomédica, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Nos próximos meses, assumirá a posição de Professor Doutor junto ao Departamento de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Sua pesquisa está focada em Neurociência Computacional, Neuroengenharia, Neurofisiologia da Medula Espinhal, Biomecânica e Processamento de Sinais Biológicos.

Fan page do IEEE UFABC

Seu interesse é compreender os mecanismos neurofisiológicos envolvidos no controle do movimento de seres humanos. Além disso, de uma perspectiva translacional, ele está interessado em desenvolver/aprimorar técnicas que podem ser usadas em procedimentos de neurorreabilitação. Dr. Elias recebeu o título de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil) em 2008 e os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Biomédica ambos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) em 2010 e 2013, respectivamente.

É membro do IEEE, IEEE Engineering in Medicine and Biology Society, Society for Neuroscience e Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Investimento

A palestra será gratuita e aberta ao público interno e externo à UFABC.

Inscrição

As inscrições serão exclusivamente pelo formulário abaixo:

Formulário de Inscrição

The following two tabs change content below.

IEEE UFABC

O Ramo Estudantil IEEE UFABC é uma organização sem fins lucrativos, composta de membros voluntários do IEEE que são estudantes da Universidade Federal do ABC. Nossa missão é complementar a formação acadêmica, promovendo o desenvolvimento tecnológico e social.

Últimos posts do IEEE UFABC (veja todos)

Posts relacionados
Membresia

Comentários