UFABC na RNR 2013

RNR 2013

O Evento

A RNR (Reunião Nacional de Ramos) é um evento anual, cujo objetivo é congregar e integrar todos os Ramos Estudantis do Brasil com as diretrizes aplicadas pelo IEEE no mundo inteiro.

É o evento estudantil mais importante do país nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Computação e correlatas.

A edição 2013 foi realizada entre os dias 31 de outubro à 03 de novembro em João Pessoa – PB, e o tema escolhido foi: “Inovação, Tecnologia e sustentabilidade: Chaves de um novo milênio em uma carreira de sucesso”.

O evento foi realizado na Estação Cabo Branco – CIência, Cultura e Artes, obra projetada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Foram analisadas as definições sobre desenvolvimento e avaliadas soluções viáveis que possam ser aplicadas em cada Ramo IEEE espalhado pelo país, focando na temática maior do IEEE que é o desenvolvimento tecnológico aplicado a evolução da humanidade.

Nesse ano, além da RNR, foi realizada a reunião Sul-Americana GOLD.

A importância do evento se dá pelos incentivos à educação tecnológica de ponta e ao empreendedorismo, apoiando na consolidação de segmentos estratégicos para o desenvolvimento do país e formação de futuros líderes do setor tecnológico.

O evento é caracterizado pela difusão do conhecimento técnico-científico entre os estudantes, contribuindo diretamente para a formação de profissionais capacitados e competitivos em escala mundial, desenvolvendo a liderança, networking e compartilhamento de informações.

A UFABC e o Evento

O Ramo Estudantil UFABC representou a universidade no evento com a presença de oito voluntários que divulgaram o trabalho que vem sendo feito ao longo do último ano na Feira de Ramos e nos momentos de Networking.

Além disso, durante o evento há um concurso de “Cases de Sucesso” no qual o Ramo participou na Categoria Gestão e Parcerias, com o Case: Palestra – “Muito Além do nosso Eu – Miguel Nicolelis”, obtendo o primeiro lugar.

O Case foi escrito pelo atual presidente do Ramo, Gustavo Cima e apresentado pela vice-presidente do IEEE CPMT UFABC, Tamara Santos.

Na categoria participaram mais dois Ramos estudantis: UNESP Ilha Solteira e IFBA, que também apresentaram excelentes trabalhos.

 Participaram membros de Ramos estudantis de todo o país, além de membros GOLD’s.

O evento também contou a ilustre presença do Roberto Boisson de Marca, Presidente Mundial do IEEE, cargo que já foi de Graham Bell e assumido pela primeira vez um brasileiro.

Importância da RNR para o IEEE UFABC

O encontro com membros de outros Ramos estudantis permitiu ao IEEE UFABC ter contato com experiências diferentes, contribuindo para futuras análises e melhorias internas.

A reunião de presidentes permitiu verificar quais são os problemas pontuais nos ramos da sessão e o que pode ser feito para saná-los, sendo um deles é a questão da retenção de membros e membros-voluntários.

Além disso, através da participação dos membros no evento há um grande aprendizado em relação ao IEEE e novas parcerias e contatos são trocados para atividades futuras com outros Ramos do país.

Fan page do IEEE UFABC

Visitas Técnicas

Foram realizadas visitas técnicas à OI, Record e ao Engenho São Paulo.

Os membros da UFABC participaram da visita ao engenho, na qual puderam ter contato com todo o processo de fabricação da cachaça.

Durante a visita todos foram acompanhados por um representante da empresa e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e curiosidades.

The following two tabs change content below.

IEEE UFABC

O Ramo Estudantil IEEE UFABC é uma organização sem fins lucrativos, composta de membros voluntários do IEEE que são estudantes da Universidade Federal do ABC. Nossa missão é complementar a formação acadêmica, promovendo o desenvolvimento tecnológico e social.

Últimos posts do IEEE UFABC (veja todos)

Posts relacionados
Membresia

Comentários