Universidade Federal do ABC

A UFABC (Universidade Federal do ABC) nasceu com o objetivo de construir um novo modelo para o ensino superior, visando uma maior liberdade de escolha ao aluno, tornando-o assim mais responsável.

O Projeto Pedagógico da UFABC propõe uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.

Tal projeto nasceu sem o conservadorismo vigente em outras instituições, o que possibilita a exploração de novos caminhos em todas as atividades acadêmicas.

Assim, o objetivo da UFABC é se adequar às necessidades do conhecimento atual, sendo a universidade um possível marco na evolução do ensino e tornado-a pioneira no ensino interdisciplinar no país.

Vídeo institucional

A UFABC é hoje a única universidade federal do país que possui no seu quadro de docentes 100% de professores com o título de Doutor.

Esta condição ímpar logo se refletiu na qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição, sendo que pelo segundo ano consecutivo, desponta em 2011 como a única universidade brasileira com fator de impacto médio em publicações científicas acima da média mundial segundo a SCImago Institutions Rankings.

UFABC foi tema do Globo Universidade:

O programa foi ao ar no dia 17/12/11 e a íntegra desse vídeo encontra-se nesse link.

Na UFABC, o aluno é avaliado a cada quadrimestre, onde são computados os créditos das disciplinas cursadas. Em suma, é válido dizer que o aluno deverá estudar desde a primeira semana de aula e apresentar um dendimento bom e constante. Não há tempo para ser perdido no sistema quadrimestral!

Fontes:

  • Site da UFABC
  • Wikipedia
  • Manual de Sobrevivência na UFABC – Engenharia de Gestão

 

Membresia